Pour rechercher dans ce blog...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como gerem o frio, os québécois

Uma das grandes dúvidas de quem vai ao Canada no interno é: como é que vou sobreviver ao frio, como é que vou sair de casa, ir até o ônibus, me mexer com tanta roupa...
Embora com conselhos de muitos amigos québécois, eu tinha exatamente as mesmas dúvidas e, depois de ver uma garota de saia e bota SEM MEIA-CALÇA nem CASACO, muita juventude sem gorro e manta, pessoas que usam calça jeans sem nada por baixo, descobri que o importante é saber como é que teu corpo reage com o frio e qual é a melhor maneira de conciliar o bota-tira e tira-bota de roupas todas as vezes que se entra e se sai de um lugar fechado. Finalmente, com meu kit sobrevivência no frio ( 114 $ do casaco, 39,90 do gorro, 29,90 de mitaines, 70$ de botas que ainda não são as ideais), vi que, para uma temperatura entre -5 e -15, um casaco MUITO quente, uma blusa leve por baixo, um gorro e uma manta são suficientes para não passar frio e não perder muito tempo para tirar tudo, ao entrar nos lugares.

Em termos de cidade, posto algumas fotos que ilustram como é que a população lida com o frio! Como vocês podem ver não é pouca a quantidade de neve que fica acumulada... aí, a calçada fica bastante reduzida e muito escorregadia (a neve se mistura com terra).

Como em Québec não há quase garagens para os carros, os proprietários têm que montar uma tenta branca que deve obrigatoriamente ser desmontada após o inverno. A parte ótima de tudo isso é que, se os carros podem ficar na rua durante o verão é porque eles permanecem lá, ou, pelo menos a maior parte deles permanece!!!

Daqui uma hora, pegarei o ônibus para ir ao Vieux-Québec ver o carnaval de inverno! Vamos ver o que nos espera...

Devo falar, amanhã também, sobre as aulas de francisation que tive a oportunidade de observar hoje!



Nenhum comentário: